quinta-feira, 31 de maio de 2018

Santa ajuda: meu pai limpando o jardim


Olá pessoal,

Como havia comentado no meu post Agora a brincadeira está ficando séria, vou falar um pouco sobre a trabalheira que tivemos para limpar o jardim daqui de casa.

Nós estávamos nas véspera do casamento, e acabado de tomar posse da casa. Estava uma loucura só. Arrumar o jardim não estava entre as nossas prioridades. Estávamos bem curtos de grana por causas de todos os gastos com a festa. Não podíamos investir em ferramentas naquele momento.

Depois que compramos a casa, nós a alugamos por seis meses. Durante esse tempo, a única coisa que os inquilinos faziam era cortar a grama do jardim dianteiro. O jardim do fundo estava sendo completamente tomado por ervas daninhas. Inclusive estavam crescendo entre os tijolos de concreto do quintal, incluindo a passagem do carro. Parecia uma casa abandonada.

Foi nessa hora que meu pai entrou em jogo. Com toda a disposição, comprou umas luvas, um garfo de mão, uma tesoura de poda e uma vassoura. Com esses quatro instrumentos, ele fez acontecer aqui em casa.

Ele fez praticamente tudo sozinho. Uma vez ou outra, eu ia ajudar um pouquinho. Mas eu estava maluca com o casamento, convidados chegando de fora do país, e finalizando todos os preparativos.

Ele ficava agachado por horas, o que rendeu uma boa dor nos joelhos. No entanto, como ainda é jovem e tem muita energia, recuperou-se rápido. Deu tempo de ele estar novinho em folha para o casamento.

Depois que  ele arrancou todo aquele mato, nosso amigos vieram com o carrinho para levar toda a sujeira embora.  

Pagando uma taxa, há lugares aqui onde podemos despejar lixo de jardim. Não pode jogar qualquer coisa. Pode só jogar ervas daninhas, galhos pequenos, arbustos e grama.

Para quem faz manutenção constante no jardim, também há a possibilidade de contratar um serviço periódico de coleta.  Estou analisando as possibilidades para ver se vale a pena. 

Na verdade, o que realmente quero é fazer compostagem. Além de contribuir com o meio ambiente, acredito que ajude a economizar com os serviços de descarte de lixo de jardim.  Tivemos que pagar 40 dólares neozelandeses com o nosso último descarte.

As fotos foram tiradas em janeiro, quando ainda estávamos removendo as ervas daninhas do fundo. Nosso erro: não ter colocado um produto na terra para evitar que elas voltem. Depois de dois meses, estava tudo enorme de novo. No fim, foi meio que um trabalho todo perdido.

Agora no começo do mês, eu apliquei o produto e demorou por volta de uma semana até as ervas daninhas morrerem. Como o inverno está chegando, o jardim está feio novamente. Tem me faltado coragem para enfrentar os dias de frio e colocar a mão na terra. Sem contar os dias que chovem.

O próximo passo será cuidar da nossa grama dianteira, que está bem feia também. Haja trabalheira!

No próximo post, irei falar como está sendo feito.

Até breve!