sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Cursos de Jardinagem e Paisagismo

Como estou iniciando essa jornada no mundo de Jardinagem e Paisagismo, foi inevitável dar uma olhada nos cursos que estão disponíveis nessa área. Ainda não sei bem ao certo quando poderei iniciá-los, porém fiquem bastante animada com as opções que encontrei.

Segue abaixo algumas dicas que vi na WEB e, assim que der, vou me inscrever:

Instituição: SENAC
Cursos: Jardinagem, Introdução a Paisagismo, Paisagismo - Técnicas e Projetos, Iluminação aplicada ao Paisagismo.

Instituição: Prefeitura de São Paulo
Cursos: Curso Municipal de Jardinagem, Recursos Paisagísticos, "Como fazer uma horta", entre outros.

Instituto:  Instituto Universal
Curso: Curso à distancia - Jardinagem e Paisagismo

Como sou uma pessoa que viaja nas ideias, já me imaginei indo em parques e edifícios, tentando entender como cada planta pode tornar o ambiente mais agradável. Quero desenvolver o olhar mais atento em tudo que a natureza pode oferecer para a gente e captar a essência dos detalhes.

Acredito que nada somente é estético, ainda mais quando falamos de Jardinagem e Paisagismo. Tudo tem  um porquê e função naquele lugar. Existem tantas flores, arvóres e plantas que podem dizer tantas coisas.

Mesmo nos nossos minúsculos apartamentos, que infelizmente tem se tornado uma realidade para nós paulistanos, acredito que temos que dar vida aos nossos lares, com nossos mini-jardins.

Se você também deseja se aprofundar nesse assunto, mesmo não sendo um profissional da área, acho que vale muito a pena fazer um curso.

Espero que tenham gostado das dicas e conforme achar mais conteúdo, compartilharei com vocês.

Até breve!

Lilian Lima





terça-feira, 15 de setembro de 2015

Mary Queen's Garden - Inspiração


Eu comecei a me interessar por Jardinagem e Paisagismo há pouco tempo atrás quando passei a ficar mais tempo na casa do meu tio. Vi o quanto me deixava mais tranquila ficar olhando o jardim dele, fazendo-me lembrar dos lugares por onde passei em Londres.

Na verdade, veio na minha memória especialmente Mary Queen's Garden, um lugar muito marcante que sempre me deixará emocionada ao recordar dos sentimentos que vivi ali.

Ainda não conheci muitos jardins durante a minha vida, mas eu sei que foi neste lugar que me encantei e vi como as flores tem o poder de marcar nossas trajetórias. Talvez eu ainda conheça muitos lugares deslumbrantes e até mesmo mais bonitos. No entanto, esse jardim sempre terá um lugar especial na minha memória.


Foi o lugar onde estive sozinha por alguns instantes, mas sabia que encontraria em breve a pessoa com quem desejaria passar o resto dos meus dias. Foi a minha primeira viagem a Londres, conhecendo um mundo tão cosmopolita, cinzento, mas ao mesmo tão verde e cheio de vida, que foi capaz de despertar um olhar delicado em mim, que nem sabia que existia.

Ele fica dentro do Regent's Park, onde eu costumava fazer a minha caminhada diária na minha primeira visita à terra da nobreza britânica. Eu simplesmente tinha vontade de ir lá todos os dias, mesmo sabendo que tinha milhares de lugares para visitar. Eu não me importei e só quis aproveitar cada minuto naquele parque.

Espero que tenham gostado do post e até breve!



segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Bem-vindos!!

Esse é um novo projeto que acabei de lançar: Meu jardim, minha alma. Como surgiu essa ideia? Primeiramente, um conjunto de vários fatores colaboraram para isso. Entre eles, tempo disponível para fazer o que amo de paixão: escrever. É o momento que consigo achar o meu equilíbrio, dentro de uma cabecinha que anda a mil por hora e tem dificuldade de estruturar pensamentos coerentes.
Tenho a impressão que as minhas ideias somente se concretizam no momento que ponho tudo no papel. Neste caso, na telinha ;)

Não importa o tipo de ideia. Pode ser alguma questão pessoal, e muitas vezes utilizei isso profissionalmente também. Criei o hábito de literalmente desenhar o que eu realmente estava tentando estruturar, mesmo que o desenho propriamente dito não fosse mostrado para alguém. Até mesmo antes de alguma conversa séria que precisava ter com alguém, eu sempre montava um esqueminha do que eu precisava dizer, quais questões poderiam ser abordadas, bem como quais tipos de perguntas poderiam ser feitas para mim e quais seriam as minhas respostas. Parece loucura, mas foi a forma que encontrei para me centrar e ser cuidadosa com as minhas palavras.

Não costumo compartilhar os meus textos. Escrevi pouquíssimas vezes no Facebook referente a alguma reflexão, pois sou muito tímida para essas coisas. Tão pouco sou boa em redes sociais e popular. Estou hoje quebrando uma barreira, para tentar algo novo.

Meu jardim, minha alma será uma caminhada de aprendizados e evoluções, que ficarei contente se acompanharem comigo. Pode ter certeza, que tudo será feito com amor e que assim como qualquer jardim, buscarei plantar cada semente para um dia ver as flores e árvores lindas, sentindo felicidade por passar alguma coisa de bom para as pessoas. Nossa alma realmente se sente preenchida quando oferecemos algo que traz benefícios ao nosso próximo.

Fico feliz em saber que posso buscar algo diferente, que nunca fiz antes. Jardinagem e Paisagismo sempre foi algo que me interessou, mas nunca tinha visto isso como hobby, e agora penso que, quem sabe um dia, possa se tornar uma ocupação.

Para uma profissional como eu, que estava se desenvolvendo na carreira de Gestão de Projetos e Finanças, parece meio estranho mudar tanto assim. Na verdade, várias circunstâncias me trouxeram até aqui, em um momento que não sei bem ao certo como a minha vida vai seguir daqui em diante. Então, o melhor que posso fazer é aguardar e ver coisas que realmente me preencham.

É besteira termos tanta impaciência, embora o mundo nos pressione o tempo todo para sermos bem-sucedidos, trabalharmos como malucos, para no fim não termos a menor ideia do que estamos fazendo com as nossas vidas. Já tive muitas ambições, e ainda as tenho, mas tem horas que somos obrigados a por o pé no freio da nossas vidas desvairadas e fazer as coisas com calma. Esse é o meu momento agora.

Espero que gostem das minhas mensagens e imagens, que postarei sempre que possível!

Sejam bem-vindos!

Lilian Lima