quinta-feira, 24 de maio de 2018

Erva no vaso e comida na mesa

Vi aqui nos mercados de Auckland que é bastante comum a venda de ervas frescas em vasinhos.  Além de serem saborosas e econômicas, ficam um charme dentro de casa.  Aos poucos, estou comprando um tipo diferente para aprender as particularidades de cada erva.

As que comprei até agora, tenho deixado na janela da cozinha. Até tenho espaço para plantá-las no jardim, mas achei melhor colocá-las dentro de casa para ficar mais prático. Acredito que dá super certo na sacada de apartamento também, desde de que bata bastante sol.



Janela da cozinha: tomilho, manjericão e salsinha.

Manjericão

Foi a minha primeira compra.

Confesso que fui descuidada no começo. Eu esqueci de regar por alguns dias e quase todas as folhas morreram. Na esperança de recuperá-las, cortei todos os galhinhos secos e passei a regar  a terra todos os dias à noite apenas o suficiente para deixá-la úmida. Nada de regar as folhas!

Já estava quase perdendo a esperança, mas depois de poucos dias as folhas começaram a crescer de novo, e agora sempre tenho tempero fresquinho.

Adoro colocá-lo no molho de tomate. Tenho uma receita que é um delícia, prática e sempre tem aquele sabor de que acabamos de fazer.  Uso o molho para massas, no peito de frango e em pizza.

Falando em pizza, isso é algo que senti muita falta aqui em Auckland. Até hoje não encontrei nenhuma pizzaria igual as de São Paulo. Os italianos que me perdoem, mas acho a pizza paulista é a melhor do mundo! Preferência pessoal, ok?

Como adoro pizza, fiquei inconformada e resolvi que eu mesma a faria. Dei aquela pesquisada básica no Google e coloquei a mão na massa. Depois disso, nunca mais compramos pizza fora. Uso o meu molho de manjericão e é sucesso sempre. Só não tenho o forno à lenha ainda, mas um dia chego lá.

Salsinha

Depois adquiri salsinha, que também quase deixei morrer. Aos poucos está voltando a crescer, mas a recuperação tem sido bem mais lenta que o manjericão. O meu erro foi colocar água demais e regar as folhas em vez da terra. Os galhos são muito finos, e a raiz sai da terra com muita facilidade. Em breve, comprarei adubo para deixá-la bonita de novo.

Eu adoro usá-la para dar um toque final em pratos assados, carnes e batata. Eu costumava usar de monte quando eu morava no Brasil. Meu irmão dizia que detestava salsinha até  que ele comeu o meu
Baião-de-dois, que eu encho de salsinha, e perguntou o que dava um sabor tão bom.  Fiz ele quebrar a cara =o)

É uma pena que meu marido não gosta de feijão! Então nunca mais cozinhei essa delícia nordestina. Qualquer hora vou juntar uns brasileiros aqui em Auckland, caçar os ingredientes, cozinhar e me matar de comer. Que saudade!

Tomilho

Depois de quase matar dois temperos, acho que agora estou aprendendo: regar regularmente com pouca água! Nada de matar a pobre planta de sede ou afogada.

Minha última aquisição foi o tomilho, que está indo muito bem, obrigada. Ainda não tive a experiência de quase matá-lo e ver como estava sendo a recuperação. Ufa!

Eu o comprei porque estamos fazendo Airbnb em um dos quartos daqui de casa, e tivemos a sorte de hospedar um chefe de cozinha que trabalhou em um dos melhores restaurantes de Auckland.  Ele me ajudou a preparar uma pernil de cordeiro que ficou maravilhoso, e uns dos ingredientes era esse tempero incrível. 

Ainda não o utilizei em outras receitas, mas só o cheirinho já me deixa feliz da vida. Decidi que vou tê-lo sempre na minha cozinha.

Acredito que a minha próxima compra será o hortelã, pois eu amo kibe assado. Todo vez que eu queria prepará-lo, eu ficava frustrada em perder grande parte da erva. Eu usava só um pouquinho na receita e depois acabava esquecendo de usar o resto. Agora vou comprar meu vasinho ;)

Ervas frescas é tudo de bom!

Até breve ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário